O Instituto do Património Cultural, representado pela Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa e pelo técnico Adérito Tavares, fará nos dias 17 e 18 de novembro, na ilha da Boa Vista, a socialização dos projetos para a criação do Museu de Arqueologia financiado pelo Governo de Cabo Verde, o projeto Margullar II, e a musealização do Forte Duque de Bragança financiado pela Biotur.
Projetos, com vista a conservação do património arqueológico cabo-verdiano para potencializar a educação, para o turismo, mas, acima de tudo para que o seu valor de memória seja legado às futuras gerações.
Para o cumprimento desses objetivos Cabo Verde, fazendo parte das regiões da macaronésia, beneficia do Projeto Margullar2 cujo objetivo é conservar, valorizar e divulgar a história marítima, através do património subaquático da Macaronésia.
Do projeto fazem parte várias atividades cientificas nos domínios da arqueologia, nomeadamente a criação de um roteiro arqueológico e várias ações de sensibilização junto das comunidades para a necessidade de salvaguarda deste património.
Assim, a socialização dos referidos projetos, serão destinados aos operadores turístico e profissionais do mar, às escolas secundárias e às ONG´s.
Fuente: IPC Facebook