es Spanish en English fr French pt Portuguese

No âmbito das obras de reabilitação da Réplica Torre de Belém, em Mindelo, São Vicente, com o propósito de reparar as anomalias patológicas do edifício, aumentar a vida útil do edifício de grande valor histórico garantindo a sua funcionalidade e modernização e preservando o seu valor histórico, cultural e arquitetónico, o Governo de Cabo Verde irá proceder à reabertura da Réplica Torre de Belém e inaugurar a 1ª fase do Museu do Mar, com a exposição temporária “Cabo Verde nas Rotas do Atlântico: Um olhar através da Arqueologia”, nesta segunda-feira, 23 de janeiro, pelas 15h, na cidade do Mindelo.

As obras, no valor de 8,5 milhões de euros, foram iniciadas em setembro de 2022, no âmbito de um protocolo tripartido entre o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (Instituto do Património Cultural), o Ministério do Mar (Fundo Autónomo das Pescas, Direção Nacional das Pescas e Aquacultura) e o projeto de arqueologia subaquática da região da Macaronésia - Margullar.

O edifício Torre de Belém que alberga o Museu do Mar, foi construído entre 1918/1921. Em 1937 foram construídos um anexo e um pátio que serviu de moradia dos capitães mor da Capitania, Secção de Justiça e departamento responsável pelas investigações relativas a crimes de litígios e âmbito marítimo.

Na década de 60 foi edificado em anexo que funcionou como Arquivo dos Serviços Provinciais da Marinha. O porrão acolhia um antigo cárcere. Em meados dos anos 80 foi instalada no edifício a empresa pesqueira que se encarregava de apoiar a pesca artesanal e atuava na comercialização de pescado e fornecimento de artes e apetrechos de pesca, entretanto extinta seis anos depois dando lugar ao IDEPE.

Desde 2015 acolhe o Museu do Mar.

Neste mesmo dia será inaugurado a exposição temporária que irá apresentar um leque de artefactos recolhidos no contexto das prospeções arqueológicas feitas a alguns destroços dos inúmeros naufrágios que deixaram um importante património arqueológico subaquático nas águas que circundam as ilhas dividida em 3 módulos: 

Módulo 1.Cabo Verde na Rota dos Naufrágios
Módulo 2.Cabo Verde na Rota do Comércio Transatlântico
Módulo 3.Travessias no Atlântico - evolução das técnicas navais

Fuente: Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas Facebook